quinta-feira, 22 de janeiro de 2015

Núcleo da DPE/RN em Nova Cruz atende área com mais de 300 mil habitantes

Um total de 11 municípios e uma área que ultrapassa os 300 mil habitantes. Esta é a abrangência do atendimento do Núcleo da Defensoria Pública do Estado do Rio Grande do Norte (DPE/RN) localizado na cidade de Nova Cruz, região Agreste do Estado. Atualmente, o Núcleo realiza uma média de 200 atendimentos por mês. 

De acordo com o coordenador do núcleo da DPE/RN em Nova Cruz, defensor público Thiago Souto de Arruda, são realizados dez atendimentos por dia. “Nós atendemos dez pessoas por dia aqui, mas existe uma demanda muito grande e não atendemos mais porque não tem como. Já temos pessoas que estão agendadas para serem atendidas no próximo mês de março”, comentou. 

Ainda segundo Thiago Souto, a demanda maior é de ações de Família, Saúde e de processos criminais. “Temos muito trabalho na área Cível com as questões ligadas ao Direito de Família, ações de Saúde e da Vara Criminal. Tivemos um mês que, só de questões familiares, ajuizamos 60 ações. Nesta quarta-feira (22) ainda tenho esta pilha de processos (apontando para os papéis em cima da mesa) para dar entrada”, explicou. 

Além do defensor público, o núcleo conta ainda com dois estagiários do curso de direito, que auxiliam no atendimento dos assistidos e no trabalho jurídico realizado. “Nossa demanda é muito grande e não sei como faria se não fosse pelo trabalho realizado por eles. É um reforço muito importante e que me ajuda bastante no dia a dia”, contou Thiago Souto. 

Instalado no município em 2009, a Defensoria Pública passou por melhorias estruturais em meados de 2014, possibilitando assim uma melhoria no atendimento à população. O Núcleo, que antes funcionava na Central do Cidadão, foi transferido para o prédio onde funciona o Sebrae, ficando ainda mais próximo do Fórum da cidade. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário