quinta-feira, 27 de março de 2014

Santo Antônio recebe equipe de avaliadores do PMAQ/AB

Equipe da Unidade Básica de Saúde da Família I.
A Secretaria de Saúde de Santo Antônio recebeu nesta quinta-feira (27) a visita da equipe do Programa Nacional de Melhoria do Acesso e da Qualidade da Atenção Básica (PMAQ-AB), que realizou uma avaliação da saúde pública no município. As avaliadoras foram recepcionadas pela secretária municipal de saúde, Nova Avelino, a coordenadora da Atenção Básica, Ceiça Miguel, o vereador Júnior Nogueira, e pelas equipes de saúde.

As avaliadoras do PMAQ estiveram analisando a qualidade do atendimento nas Equipes de Saúde da Família (ESFs), a infraestrutura das Unidades Básicas de Saúde, os equipamentos, a disponibilização de medicamentos e a satisfação do cidadão em todas as unidades de atenção básica do município. As equipes que oferecem melhorias na qualidade do atendimento recebem mais recursos do governo federal. Ou seja, quanto melhor for o desempenho, mais incentivos financeiros serão repassados para as Equipes de Estratégia de Saúde da Família, Saúde Bucal, NASF e CEO.

Na ocasião os profissionais que fazem parte das equipes de saúde das zonas rural e urbana do município (médicos, enfermeiros, dentistas, técnicos de enfermagem, agentes de saúde bucal e comunitários de saúde) foram avaliados pela equipe do programa. A avaliação busca reconhecer e valorizar os esforços e resultados das Equipes de Atenção Básica e da gestão municipal de saúde na qualificação da Atenção Básica. 


O programa está organizado em quatro fases complementares, que funcionam como um ciclo contínuo de melhoria do acesso e da qualidade da AB: Adesão e Contratualização, Desenvolvimento, Avaliação Externa e Pactuação).

Na primeira fase as equipes de saúde do município já receberam 20% do recurso total designado a cada equipe participante do programa (Equipe de Saúde da Família, Saúde Bucal, NASF e CEO). 

A secretária Nova Avelino ressaltou a dedicação e o empenho de toda a equipe para que o resultado do trabalho na atenção básica fosse positivo. "Quero agradecer ao nosso prefeito Lula Ribeiro que não mediu esforços para equipar nossas Unidades Básicas de Saúde, e a todas as enfermeiras, dentistas, ACDs, técnicas de enfermagem e todos os ACS que muito contribuíram e todo pessoal de apoio que acreditaram e lutaram para que tudo fosse favorável ao nosso município".

Em breve a Secretaria Municipal de Saúde receberá uma notificação com o resultado da avaliação e serão tomadas medidas para o seu cumprimento normativo.










Nenhum comentário:

Postar um comentário