domingo, 25 de janeiro de 2015

De 2014 até a data atual, 936 Municípios decretaram emergência por causa da seca

Entre 2014 a 22 de janeiro de 2015, a seca e a estiagem castigam 936 Municípios em todo o País. Todos estão em Situação de Emergência reconhecida pelo governo federal. O balanço foi divulgado na última sexta-feira, 23, pelo Ministério da Integração Nacional. Mas, o fato de um ente decretar Situação de Emergência ou Calamidade Pública não pressupõe que haja necessariamente racionamento de água na localidade.
Conforme nota ministerial, não é correto afirmar que esses 936 Municípios estão perto de anunciarem racionamento de água com base no reconhecimento federal. Portanto, Municípios com a situação de anormalidade reconhecida pela União, não necessariamente estão com o abastecimento comprometido na totalidade.
Geralmente, o que acontece é que algumas áreas, principalmente do Nordeste, encontra-se comunidades que não possuem um sistema de saneamento e de abastecimento de água encanada. Isso dificulta a captação e o armazenamento do recurso hídrico. Os Municípios menores recorrem aos sistemas alternativos de captação e de armazenamento de água como cisternas e poços artesianos.

Nenhum comentário:

Postar um comentário