segunda-feira, 8 de setembro de 2014

Ideb de Santo Antônio cai nos anos iniciais, porém permanece dentro da meta projetada pelo MEC


Santo Antônio registrou uma queda de 0,7 pontos no ciclo inicial do ensino fundamental (de 1º ao 5º ano) das escolas da rede municipal em relação à edição anterior, de acordo com o Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (Ideb), divulgado na última sexta-feira (05). Nos anos iniciais, o Ideb alcançado em 2013 foi de 3,4, abaixo do índice de 2011 (4,1), mas ainda se mantém rigorosamente dentro da meta projetada pelo Ministério da Educação (MEC), de 3,4. 

Conforme os dados divulgados pelo MEC, o município tem atingindo todas as metas estabelecidas para o ciclo inicial. Já nos anos finais (de 6º ao 9º ano) do ensino fundamental, o Ideb municipal foi de 2,5 pontos, um índice menor que o alcançado na edição anterior (2,8) e bem abaixo da meta de 3,9 esperada pelo MEC para o ano de 2013. É importante salientar que a meta projetada para o ciclo final na rede municipal nunca foi atingida.

A Escola Municipal Maria Umbelino de Melo é a única da rede municipal de ensino a alcançar todas as metas projetadas pelo MEC para os anos iniciais. A maior instituição escolar do município obteve 3,5 pontos em 2013, índice inferior do registrado na edição anterior (4,1), mas acima da meta esperada pelo governo federal (3,4).

O Ideb é um indicador geral da educação nas redes privada e pública. Foi criado em 2007 pelo Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep) e leva em conta dois fatores que interferem na qualidade da educação: rendimento escolar (taxas de aprovação, reprovação e abandono) e médias de desempenho na Prova Brasil, em uma escala de 0 a 10.

Para saber os resultados detalhados do Ideb de cada escola do município, clique aqui.

Nenhum comentário:

Postar um comentário