quinta-feira, 20 de março de 2014

Vereador propõe projeto que institui Parlamento Jovem em Santo Antônio


O vereador líder do governo na Câmara Municipal de Santo Antônio, Júnior Nogueira (PSB), protocolou um projeto de resolução que visa criar e instituir o Parlamento Jovem naquela Casa Legislativa. A proposta tem por objetivo possibilitar aos alunos de escolas públicas e particulares a vivência do processo democrático, mediante participação em uma jornada parlamentar na Câmara, em que os estudantes tomam posse e atuam como Jovens Vereadores.

De acordo com o projeto, o Parlamento Jovem será constituído por alunos matriculados regularmente nos nonos anos do ensino fundamental e todos os anos do ensino médio, escolhidos em processo eleitoral realizado sob a responsabilidade das Escolas do Município representadas no Parlamento Jovem. O número total de membros do Parlamento Jovem deverá ser equivalente ao de vereadores do município, composto por onze vereadores.

Para Júnior Nogueira, ações como estas aproximam a Câmara Municipal da sociedade que ela representa, proporcionando o trilhar de um caminho mais democrático, mais justo e, porque não dizer, mais desenvolvido."Envolver jovens estudantes na discussão de problemas sociais e na elaboração de propostas para solucioná-los é, sem dúvida, uma das mais eficientes maneiras de inseri-los na vida política e de mostrar-lhes que a cidadania se constrói com a participação efetiva, com apreço ao diálogo, com respeito à opinião dos outros e com responsabilidade", explicou.

Segundo o vereador, o projeto será colocado em votação na sessão do dia 26 deste mês, às 14h. 

No caso de aprovado, o Parlamento Jovem do município funcionará em duas sessões legislativas, sendo uma por semestre de cada ano.

Nenhum comentário:

Postar um comentário