quarta-feira, 29 de janeiro de 2014

Após protestos de moradores, prefeitura de Canguaretama assume reforma do posto de Piquirí e providencia mais efetivo policial

Nos últimos dias moradores do Distrito de Piquiri, município de Canguaretama, no Litoral Sul do Rio Grande do Norte, realizaram uma onda de protestos cobrando melhorias na segurança e na saúde para localidade.

Em razão do avanço do problema da falta de segurança pública no estado, que também atinge o município de Canguaretama, a prefeita Fátima Marinho se reuniu com o comandante geral da Companhia de Polícia Militar de Canguaretama, Capitão Luiz Carlos. O encontro teve como objetivo discutir possíveis soluções para dar mais proteção à população. A reforma do posto de Piquiri, que foi assumida pela Prefeitura Municipal, foi uma das estratégias pensadas.

Segundo o Capitão, o Governo do Estado, que é o responsável pela contratação do efetivo, por enquanto, não tem previsão de aumentar o número de policiais no Rio Grande do Norte. “Desde 2005 não é aberto concurso público para o cargo. Hoje, o RN já tem um deficit de 4.066 policiais militares. Em virtude disso, todos os municípios do estado são prejudicados, temos que nos desdobrar para prestar o serviço”, desabafa o Capitão.  E complementa, “a solução que podemos colocar em prática agora, é a transferência de alguns policiais do posto base de Canguaretama para Piquirí. Hoje inclusive, já temos uma viatura fazendo a ronda no distrito”.

Em contrapartida, a Prefeitura Municipal de Canguaretama se comprometeu em reformar o posto de Piquirí, mesmo sendo uma responsabilidade do Estado, dando melhores condições de trabalho e estrutura ao efetivo, como também voltar a pleitear essas questões com a Secretaria de Segurança do Estado, a quem é atribuída constitucionalmente o comando da segurança pública. “Nós não estamos de braços cruzados. Pelo contrário, já tínhamos levado essas demandas ao comandante da PM do RN, Coronel Araújo, que enviou armamentos, munições e coletes aos postos do município. Mas, com essa situação vamos marcar um novo encontro e saber que medidas podem ser viabilizadas por parte do Governo”.

Piquiri tem cerca de 8.500 habitantes. Dos representantes do Legislativo Municipal, seis moram na localidade.

Nenhum comentário:

Postar um comentário