segunda-feira, 15 de junho de 2015

Secretaria de Saúde irá distribuir 500 mil preservativos para os festejos juninos

A Secretaria de Estado da Saúde Pública (Sesap), através do Programa Estadual DST/Aids e Hepatites Virais, irá distribuir neste São João um total de 500 mil preservativos para todos os municípios do Rio Grande do Norte.

De acordo com a responsável técnica pelo Programa Estadual DST/Aids, Sônia Cristina Lins, as Unidades Regionais de Saúde Pública estão sendo abastecidas com preservativos masculinos e os municípios já podem solicitar às Regionais seu estoque extra para as ações deste período. “O cenário de eventos em massa favorece para um momento de extrema vulnerabilidade, tendo em vista o uso de bebidas alcoólicas e outras drogas, podendo chegar a uma relação sexual desprotegida. Estratégias de acordo com as realidades locais devem ser pensadas e organizadas de forma integrada entre a saúde, educação, cultura, lazer, segurança e a mídia, visando alcançar toda população, promovendo a reflexão e mudança de atitude individual”, explicou Sônia.

No Rio Grande do Norte foram registrados de 2000 a 2013, um total de 4.185 casos de HIV, sendo 68% do sexo masculino e 32% do sexo feminino, analisando a série histórica percebe-se um crescimento no número de casos ano a ano, dado que requer uma reflexão e um maior engajamento da sociedade na busca do enfrentamento.

Nenhum comentário:

Postar um comentário