sábado, 30 de maio de 2015

Paróquia de Santo Antônio comemora a partir deste domingo seus 100 anos de fundação

Paróquia de Nossa Senhora da Conceição.
A partir deste domingo, 31 de maio, diversas ações religiosas e comemorativas serão realizados em Santo Antônio, para festejar os 100 anos de fundação e evangelização da Paróquia Nossa Senhora da Conceição. Entre as atividades que marcarão a programação do centenário da criação da paróquia estão as missões, a peregrinação da imagem de Nossa Senhora da Conceição e ações sociais. 

A programação para celebrar os cem anos da paróquia começa às 18h, com a procissão luminosa saindo da Igreja de Santo Antônio no Conjunto Aníbal Barbalho e seguindo até a Igreja Matriz. Às 19h, haverá missa da solenidade da Santíssima Trindade e coroação canônica da imagem de Nossa Senhora da Conceição. Em seguida, lançamento da oração e hino oficial do centenário. 

A história da paróquia começou em 1867, quando a pernambucana Anna Joaquina de pontes doou um terreno onde hoje encontra-se a igreja para a construção de um templo a Nossa Senhora da Conceição duzentas braças de frente com trezentas de fundo de sua propriedade. Foi neste terreno que os habitantes de Santo Antônio edificaram a sua Igreja Matriz e grande parte do casario de sua cidade. Logo após a doação deste terreno, os católicos do povoado construíram uma capelinha dedicada a Nossa Senhora da Conceição, implantada na parte norte da cidade, em terreno plano, medido cento e dez palmos (110) de comprimento e sessenta (60) de largura. Era de baixa estatura, sem torre, mas possuía três altares.

A paróquia foi a primeira igreja do município dedicada a Nossa Senhora da Conceição, sendo fundamental para a formação cristã e por trabalhos sociais na região unindo a religião a comunidade.

Nenhum comentário:

Postar um comentário