segunda-feira, 24 de novembro de 2014

Seminário vai debater erradicação do trabalho infantil em Nova Cruz

Banner SeminárioO combate e a erradicação do trabalho infantil em Nova Cruz é o tema que vai ser debatido no Seminário Trabalho Infantil: Realidades e Perspectivas, que foi organizado pela Secretaria Municipal de Assistência Social e que vai acontecer durante a quarta-feira (26) e a quinta-feira (27), na casa de recepções Espaço Acordes.
Ao longo dos dois dias do Seminário, será elaborado um documento apontando um Plano Municipal de Erradicação do Trabalho Infantil, que vai ser implantado em Nova Cruz de forma sistemática, com o intuito de priorizar ações que protejam a criança desta prática danosa e privilegie o acesso dessas a escola, ao esporte e ao lazer, como prevê o Estatuto da Criança e do Adolescente (Eca).
O evento é assessorado pelo Núcleo de Desenvolvimento Social (NDS) e no seu primeiro dia de atuação vai contar com uma palestra que trabalhará o tema “Os Desafios para o Combate ao Trabalho Infantil: Os Aspectos frente à Legislação Aplicada e a Conduta da Sociedade”, ministrada pelo procurador Regional do Trabalho, Xisto Thiago Neto. Nessa mesma data, será apresentado um documentário sobre o trabalho infantil, além de plenárias e grupos de trabalho abordando a situação específica de Nova Cruz.
No segundo dia do Seminário, uma nova palestra será proferida, dessa vez falando sobre o “Trabalho Infantil: Diagnósticos e Alternativas”, conduzida pela assistente social e consultora para elaboração do Plano Municipal de Erradicação do Trabalho Infantil, Silmara Lima. O dia também contará com debates, propostas e sugestões técnicas que vão contribuir com a definição das ações apresentadas no Plano Municipal.
O Seminário Trabalho Infantil: Realidades e Perspectivas vai contar com a participação de membros do Poder Judiciário, Ministério Público do Trabalho, Conselho Municipal de Defesa da Criança e do Adolescente, Núcleo de Participação e Desenvolvimento dos Adolescentes, Diretoria Regional de Educação, Conselho Tutelar, secretarias municipais de Assistência Social e de Educação, além dos profissionais e técnicos que trabalham na área de erradicação do trabalho infantil.
Confira AQUI a programação.

Nenhum comentário:

Postar um comentário