terça-feira, 25 de novembro de 2014

Museu Câmara Cascudo abre nova temporada de exposições

Para comemorar os seus 54 anos, o Museu Câmara Cascudo, da Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN), realiza na quarta-feira dia 26, às 10h, a abertura de três exposições. São elas: "Cascudo: intérprete da alma do Brasil", "Paleontologia no MCC/UFRN" e "Acervos indígenas do MCC/UFRN", que ficam abertas de terça a sexta-feira, das 9h às 17h, e no sábado, das 13h às 17h.

A exposição “Cascudo: intérprete da alma do Brasil” é um mergulho em um dos trabalhos mais reconhecidos do historiador potiguar, o Dicionário do Folclore Brasileiro. Foram escolhidos cinco verbetes do dicionário para ilustrar a exposição, além da montagem de um memorial com citações de Luís da Câmara Cascudo. A curadoria da exposição é assinada por Daliana Cascudo, neta do historiador.

A segunda exposição, intitulada “Paleontologia no MCC/UFRN”, já havia sido montada durante a XX CIENTEC, que aconteceu em outubro. Além do caráter de ação de divulgação científica, a exposição também pretende apresentar aos visitantes do museu as pesquisas desenvolvidas e os fósseis achados no território potiguar até a atualidade, mostrando a importância do Rio Grande do Norte no cenário paleontológico nacional.

Já a exposição “Acervos indígenas do MCC/UFRN” permite que o público tenha o entendimento da realidade contemporânea dos grupos indígenas no Rio Grande do Norte. “É um processo de autorreconhecimento étnico e de suas lutas políticas por meio do movimento indígena”, enfatiza a curadora da exposição e antropóloga do MCC/UFRN, Jussara Galhardo.

Para grupos acima de 10 pessoas as visitas precisam ser marcadas com antecedência pelo telefone: 84-3342-4912 (terça a sexta-feira). A entrada é R$ 2 inteira | R$ 1 meia. As visitas de escolas públicas, crianças até 7 anos de idade e idosos acima de 65 anos não pagam entrada.

Nenhum comentário:

Postar um comentário