terça-feira, 11 de novembro de 2014

Governo do RN inaugura Estação de Tratamento de Água em Espírito Santo

A Governadora Rosalba Ciarlini participou na tarde desta terça-feira, juntamente com a diretoria da Companhia de Águas e Esgoto do Rio Grande do Norte (Caern), da inauguração da Estação de Tratamento de Água (ETA) que atenderá os municípios de Espírito Santo, Várzea, Passagem e Santo Antônio. 

Através de um investimento de R$ 200 mil com recursos próprios da Caern, a estação passou por uma reforma que incluiu pavimentação, elevação do prédio, pintura e iluminação de toda a sua área. A ETA já está em funcionamento produzindo 300 mil litros de água tratada por hora e deverá beneficiar diretamente 8.250 famílias. 

A cerimônia de inauguração homenageou o ex-vereador e funcionário da Companhia de Águas em Espírito Santo, José Emanuel Freire de Araujo (Zeca), que dá nome a estação. Estavam presentes na inauguração o Presidente da Caern, Yuri Tasso, o Prefeito de Espírito Santo, Francisco Araujo de Souza e o Prefeito de Várzea, Getúlio Ribeiro. 

Na ocasião, a Chefe do Executivo destacou o grande investimento que o Governo do Estado tem realizado na área de tratamento de água e esgoto, e lembrou a importância de se investir em água “Nosso programa de abastecimento e saneamento está acontecendo em 80% do Rio Grande do Norte e, além disso, Natal será a primeira capital do país a ser completamente saneada. A água é o nosso bem mais precioso, é saúde para todos nós”, declarou.  

A Obra 
A reforma da Estação de Tratamento de Água de Espírito Santo incluiu a substituição do  material filtrante e das bombas da ETA, que já tinham 30 anos de uso. Outra providência tomada foi a eliminação da estação elevatória de Várzea, trocada por uma válvula controladora de vazão. Isso representou uma economia mensal de R$ 20 mil com energia elétrica. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário