segunda-feira, 26 de maio de 2014

TCU: 81% dos hospitais sofrem por falta de profissionais















Levantamento feito pelo Tribunal de Contas da União (TCU) aponta que 81% dos hospitais visitados por representantes do tribunal em todo o País têm menos profissionais do que o necessário para atender os pacientes. As informações são do programa Fantástico

De acordo com o levantamento, há menos leitos do que o necessário na maioria dos Estados. Entre janeiro de 2011 e agosto de 2013, a rede pública de saúde perdeu 11.576 leitos. Segundo o TCU, outros 2.389 leitos estão interditados por falta de médicos, enfermeiros e pessoal de apoio.

O relatório do TCU aponta também que, em 85% dos hospitais visitados, os administradores das unidades afirmaram que a estrutura física dos locais não era adequada e, em 77%, falta algum tipo de equipamento. 

Ainda segundo o levantamento, em quase 80% dos hospitais, a falta de medicamentos ou materiais básicos, como seringas e esparadrapo, causaram o cancelamento de atendimentos.

Apesar da falta de medicamentos, o TCU aponta que Estados e municípios pagam valores acima da média internacional em 43 dos 50 medicamentos comprados no País.

Ao Fantástico, o Ministério da Saúde afirmou que está contratando mais profissionais e aumentando o investimento em saúde para enfrentar esses problemas. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário