sábado, 19 de abril de 2014

Prefeitura de Monte das Gameleiras transforma lixão da cidade em aterro sanitário

A Prefeitura através da secretaria de Meio ambiente e Serviços Urbanos – SEMSUR realizou nos dias 15 e 16, os trabalhos de implantação do aterro controlado no município. A ação contou com a limpeza, recuperação e organização da área onde são levados os resíduos sólidos gerados. A ação põe um fim ao lixão municipal localizado na zona rural a 2 km da sede do município.
A SEMSUR informa que o problema do lixão é um problema que existem em mais de 3.000 municípios brasileiros, e que existe um projeto do Governo do RN em parcerias com as prefeituras iniciado em 2009, onde prevê a criação de consórcios intermunicipais para a construção de aterro sanitário, estação de transbordo e uma usina de reciclagem. O local para a construção do aterro sanitário da região será o município de Santo Antônio, que receberá os resíduos sólidos de mais de 20 municípios.
Para o prefeito Rodolfo dos Anjos, A ação é inédita no município e que vários projetos ambientais serão realizados no município. “Não podemos aguardar só pelos governos para resolver os problemas ambientais do município. Esta é apenas uma medida para minimizar os impactos ambientais vislumbrando também a saúde pública. Cuidar do nosso meio ambiente é uma prioridade e com o aterro controlado é mais uma ação de nossa gestão que se torna realidade”. Explicou.
Para o secretário da SEMSUR, a implantação do aterro sanitário vem atender as normas ambientais e o próximo passo é implantar a coleta seletiva na cidade que atualmente é feita no local do aterro por catadores. “Com a mudança para o aterro controlado, a sua implantação só traz benefícios para o município, minimizando o impacto visual, mau cheiro, risco de poluição, proliferação de insetos e animais, doenças e vários outros fatores fundamentais para a preservação ambiental,” disse William Moura.

Nenhum comentário:

Postar um comentário