segunda-feira, 31 de março de 2014

UFRN mostra empenho para abrir novo Campus no município de Nova Cruz

A expansão da interiorização da Universidade Federal do Rio Grande do Norte é feita conforme os princípios institucionais. Com esse argumento, a vice-reitora Maria de Fátima Freire de Melo Ximenes inteirou a classe política, educadores e a população estudantil do município de Nova Cruz e adjacências, situado na Região Agreste, a 93 quilômetros de Natal, sobre as ações da Instituição para esta área.

Interessados no fortalecimento do ensino superior do Agreste, sobretudo na oferta do ensino presencial, esses segmentos da população passaram a manhã da última sexta-feira, 28, reunidos no auditório do Instituto Federal de Educação (IFRN), no município, discutindo os planos das instituições federais de ensino no Rio Grande do Norte a respeito da ampliação do ensino presencial que a Universidade Estadual do Rio Grande do Norte (UERN) já oferece, e, sobretudo, a criação de um Campus da UFRN.

Esse foi o terceiro debate em defesa do ensino superior na Região Agreste Potiguar, realizado por lideranças estudantis e políticas. Em Nova Cruz, cidade com 40 mil habitantes, a UFRN mantém um Polo de Educação a Distância (EAD), por meio do qual 322 alunos de 45 municípios da mesma região, e também do Estado da Paraíba, estudam em nove cursos.

O projeto do Campus da UFRN em Nova Cruz foi desenvolvido por um grupo de docentes e técnicos da Universidade Federal do Rio Grande do Norte, considerando as necessidades em educação superior da população e as oportunidades econômicas do município.

De acordo com o resumo apresentado aos participantes do debate em Nova Cruz, pelo professor Enilson Medeiros, do Departamento de Engenharia, serão necessários do governo federal R$ 1,8 milhão para as obras de construção do pavilhão acadêmico e administrativo e de infraestrutura de serviços.

Nenhum comentário:

Postar um comentário