quinta-feira, 20 de março de 2014

Obra de Unidade Básica de Saúde está abandonada em Santo Antônio

A obra da Unidade Básica de Saúde do sítio Timbaúba deveria ser entregue no último dia 02 de março.

A obra da Unidade Básica de Saúde (UBS) no sítio Timbaúba, município de Santo Antônio, está parada há meses. O local onde deveria ter médicos para atender os moradores da comunidade, encontra-se em situação de abandono. 

O blog visitou a obra e constatou que o prédio encontra-se apenas com as paredes levantadas e não há ninguém trabalhando no local. De acordo com o cronograma do projeto, a obra deveria ter sido entregue no dia 02 de março deste ano, no entanto o que se vê é o mato alto e objetos espalhados pelo terreno. Por causa do abandono, a estrutura ameaça a ruir.

O vereador Paulo Cezar (SDD) apresentou um requerimento na Câmara há exatamente um ano solicitando ao prefeito municipal um parecer oficial sobre a conclusão da obra, com data prevista para o início do funcionamento do atendimento pela equipe do PSF, sendo aprovado por unanimidade na ocasião. Contudo, segundo o parlamentar, até o presente momento nenhuma resposta foi dada com relação ao requerimento aprovado na Câmara e a situação permanece a mesma. 



O parlamentar também esteve no posto para comprovar a realidade e já na sessão de ontem na Casa Legislativa solicitou informações que justifiquem o abandono das obras da UBS na comunidade. "Os moradores reivindicam ações voltadas a sua finalização, pois estes não têm perspectiva alguma da conclusão dessa obra, mas esperam a garantia de seus direitos de cidadãos em possuir um atendimento com o mínimo de conforto e em um ambiente fixo e adequado as exigências do Programa Saúde da Família (PSF)", comentou.

O posto de saúde por muitos anos serviu como moradia a uma família da comunidade e em virtude da cobrança da população e da necessidade da reforma e ampliação da unidade foi aberto um processo de desocupação dos moradores junto ao Ministério Público para que a obra pudesse ser executada.

O motivo da paralisação ninguém sabe ao certo se faltou verba para terminar a obra ou a construtora responsável abandonou o projeto. Enquanto isso não há previsão para o início do funcionamento da UBS na localidade.

Sem os serviços do posto de saúde, os moradores da comunidade recebem atendimento uma vez por semana da Unidade Móvel de Saúde e também em um espaço cedido onde funcionava uma escola na comunidade. 


A reforma e ampliação do posto de saúde custou aos cofres públicos R$ 105.449,76 em convênio firmado pelo município com o Governo Federal ainda na gestão passada.

Nenhum comentário:

Postar um comentário