segunda-feira, 24 de março de 2014

Brejinho recebe o projeto “Meu município, meu ambiente”

A equipe de educação ambiental do Instituto de Desenvolvimento Sustentável e Meio Ambiente (Idema) realiza mais uma edição do “Meu município, meu ambiente”. A ação começa na manhã desta terça-feira (25), no município de Brejinho, e se estende até a sexta (28). 

Com a proposta de despertar a preocupação individual e coletiva para a questão ambiental, o projeto “Meu município, meu ambiente” tornou-se um valioso instrumento para a disseminação do respeito ao meio ambiente. O projeto consiste na promoção de uma série de atividades ambientais junto a gestores municipais, alunos e professores da rede pública de ensino, ONGs, associações comunitárias, entre outros, visando o planejamento de educação ambiental do município e a formação de agentes multiplicadores. 

Além disso, vai contemplar algumas atividades, como mini-cursos de educação ambiental e turismo sustentável, oficinas de reaproveitamento de resíduos sólidos, exibição de filmes com temática ambiental, dicas de sustentabilidade e geração de renda, entre outras.

Através do projeto COM-VIDA, a equipe de educação ambiental do Idema trabalha junto às escolas de Brejinho na formação de comissões sobre qualidade de vida nas escolas da região. A ideia é incentivar os alunos a desenvolver responsabilidade ambiental, criando projetos sustentáveis nas escolas, como o cultivo de mudas e hortas, reaproveitamento de água, e uma consciência sustentável além da sala de aula. 

Também haverá uma palestra sobre o resgate da etnobotânica contribui para o conhecimento das plantas medicinais, evidenciando e esclarecendo a interação humana com o mundo vegetal. A comunidade participa ativamente das oficinas, onde além de adquirir conhecimentos ambientais, cria condições melhores de convivência em grupo. Segundo a subcoordenadora da educação ambiental do IDEMA, Silvana Gomes, a iniciativa oferece o pontapé inicial para que os municípios se fortaleçam e passem a desenvolver um trabalho contínuo nesta área.

Nenhum comentário:

Postar um comentário