terça-feira, 21 de maio de 2013

Comunicado

Prezados leitores,

Venho comunicar a todos de minha saída do blog Os Amigos da Onça por motivos pessoais e também por repudiar a atitude de algumas pessoas com comportamentos agressivos e raivosos através de perseguição, acusações mentirosas, pressão psicológica e ataques a minha vida pessoal.

Lamentavelmente, essas pessoas motivadas por disputas políticas ligadas à gestão anterior e ainda inconformadas com a derrota do ex-prefeito na última eleição têm usado a rede social Facebook e comentários anônimos no blog para me acusar de estar praticando atos partidários no blog e ser influenciado para favorecer determinado grupo político por meio das matérias publicadas no mesmo, atingindo com palavras ofensivas minha dignidade, integridade moral e até a vida pessoal.

Como é de conhecimento e sabido por todos, sou um dos administradores deste blog denominado Os Amigos da Onça há pouco mais de dois anos de forma voluntária, equilibrada e independente sem fins lucrativos cujo meu propósito sempre foi divulgar os fatos e os acontecimentos de interesse público do cotidiano de nosso município de Santo Antônio e da região comprometido com a realidade e isento de qualquer influência política ou prática partidária respeitando as diferentes opiniões independentes de classe social e posição política de acordo com a liberdade de expressão garantida pela Constituição Federal de nosso país. A liberdade de expressão e o direito à informação são princípios fundamentais da democracia e razão essencial da existência da imprensa.  Talvez, o meu maior pecado e a causa de tanta raiva por parte dessas pessoas tenha sido porque sempre falei a verdade durante todo esse tempo em que tenho buscado exclusivamente ser fiel aos interesses da sociedade, o respeito aos direitos humanos e à democracia.

Diante disso, quero expressar minha indignação com relação a esses fatos e discordar veementemente dessa prática desleal e imoral adotada por essas pessoas que não respeitam a vontade soberana do povo e querem associar política com veículo de comunicação procurando intimidar um servidor da sociedade. Tenho minha consciência tranqüila e a absoluta certeza de que não fui unanimidade entre todos os leitores e internautas por tratar de diversos conteúdos e assuntos polêmicos neste blog, porém como nem Deus misericordioso agradou a todos imagine um pobre mortal e pecador com muitos defeitos mesmo assim sempre respeitei quem discordou de meus critérios de cobertura sem discriminação ou qualquer tipo de favorecimento. Poderia me alongar mais nas palavras como sou habituado a fazer, mas desta vez prefiro adotar o silêncio em resposta aos ocorridos e seguir outros projetos prioritários na minha vida.

Finalmente, agradeço a todos e a cada um sejam políticos, autoridades ou amigos pelo carinho, a confiança, o apoio e principalmente por acreditar em mim enquanto estive neste blog compartilhando o pouco de meus conhecimentos e, sem dúvida, aprendendo e absolvendo ainda mais informação e ideias com vocês.  Encerro minha trajetória neste blog com as palavras da jornalista e blogueira cubana Yoani Sánchez que disse: "Hoje me perguntaram se eu não teria medo que manipulassem minhas palavras. Não, respondi. Teria mais medo que manipulassem meu silêncio".


Atenciosamente,

Manoel Izaque S. Silva
Ex-colaborador do blog Os Amigos da Onça

3 comentários:

  1. Poucos conheciam o Manoel Izaque, inclusive eu, e foi através das mídias sociais proporcionado pelas novas TIC’s que o conheci e, ficou mais ainda, conhecido pelos “seus”. O ciberespaço é testemunha disso. Desde o seu primeiro blog, Portal da onça, já se percebia um certo talento para letras. Levando para muitos, a boa informação, foi compreendido por poucos e, talvez, incompreendido por muitos (fado que carrega eternamente os “donos” da intelectualidade). Ele se inventou e foi reinventado pelo Blog “Os amigos da Onça”, rapidamente, tal como sopra os ventos elísios do leste, ele se destacou – sem diminuir ninguém - entre os demais e eu, sem pretensões de agradar, transcrevo esse humilde e singelo texto elogioso. Exagerado? Até que poderia ser se não fosse tão visível e palpável os seus anos de publicações. Seus companheiros de blog como também os leitores irão sentir a sua falta. Certa vez em meio a uma multidão, não me lembro em qual, um curioso me perguntou espantado: aquele é que é o tal de Manoel Izaque? Mais espantado ainda ele continuou: Mas o cara é bom mesmo e a gente não sabia disso.
    Depois dessa sua despedida do blog, outros críticos continuarão a bater palmas (o famoso ditado que diz: é perdendo que se reconhece o valor) e só assim verão o bem que se é para uma cidade ter gente para criticar de forma democrática os possíveis erros de uma comunidade, e que serve de empurrão direcionado ao desenvolvimento de qualquer cidade. Quem me dera ter a metade da coragem que ele tinha e tem. Santo Antônio, como toda cidade, precisa de ídolos em todos os setores e que na área da imprensa, há tempos estávamos à deriva e procurando o rumo certo. Repórteres que não bajule ninguém e que mostre apenas a verdade. Estrelas não podem se apagar dessa maneira(arbitrariamente). Contudo, muitas vezes, é melhor uma recuada estratégica com possiblidades de voltar de uma forma ou de outra(criando outro blog, talvez) do que ser tolerante com as células da ignorância. E esse seria, talvez, o nosso grande mal e que talvez encontre nessas confissões alguma informação útil para o bem, não de alguns, mas de todos sem discriminações.

    Claudianor D. Bento
    Administrador do “Blog Santo Antonio Oficial”

    ResponderExcluir
  2. Uma pena, apesar de não termos muito contato, é um dos meus amigos de infância, é muito dificil ver destaques nessa cidade dominada por politicagem, admiro poucas pessoas em Santo Antônio, na verdade dá para contar nos dedos das mãos, e Izaque era uma delas, uma pena mesmo não teremos mais suas pesquisas e comentários. By The Scientist...

    ResponderExcluir
  3. Por isso o blog parou em 21/05.
    Que pena.

    ResponderExcluir