segunda-feira, 28 de novembro de 2011

Exposição ajuda a eliminar o estresse provocado pelo excesso de informação

A equipe do Fantástico está em Berna, capital da Suíça, uma cidade pacata e tranquila. Tudo parece funcionar como um relógio. Mas é justamente no Museu de Comunicação que surgiu a preocupação com um problema que tira a calma de todo mundo: quanta informação o ser humano consegue processar por dia?

Nunca a humanidade produziu tanta informação. São 325 milhões de sites na internet. Enquanto se lê essa frase, 20 milhões de e-mails são enviados. No celular, são 200 mil mensagens de texto por segundo. Só para assistir a todos os vídeos que são publicados em um dia na rede, uma pessoa levaria seis anos.

O número é incrível: segundo os criadores da mostra, recebemos sete exabytes de dados todos os dias, o equivalente à capacidade de armazenamento de 1,4 bilhão de computadores pessoais.

É só dividir esse número pelos sete bilhões de habitantes da Terra. O resultado é esse: para absorver toda a informação que é publicada, cada ser humano teria que ler 12 mil livros por dia.

A exposição é uma clínica para eliminar o estresse causado por tanta informação. Diante do visitante, estão quatro portas. Quem não sofre com excesso de informação vai direto para a verde. Os casos intermediários vão para a amarela e para a laranja. E quem sofre muito com esse excesso vai direto para o tratamento de choque, na porta vermelha.


Extraído do Fantástico

Nenhum comentário:

Postar um comentário