sexta-feira, 11 de novembro de 2011

Conta de luz ficará 2,4% mais barata

A conta de luz dos consumidores terá uma redução média de 2,4% a partir de 2012, depois de as 63 distribuidoras do país passarem pela terceira revisão de suas tarifas.

O cálculo é da Abradee (Associação Brasileira de Distribuidoras de Energia Elétrica) com base nos novos critérios para a revisão da Aneel (Agência Nacional de Energia Elétrica), que aprovou sete dos oito processos.

As revisões tarifárias foram discutidas na terça e também na quarta-feira. A tendência é que haja redução no período de 2012 a 2014. “Pode haver exceções, mas a regra geral é que haja redução de tarifas”, avalia o diretor-geral da Aneel, Nelson Hübner.

Segundo ele, essas exceções podem ocorrer em relação a empresas que estavam com nível de investimento muito baixo e que investiram mais nos últimos anos, aumentando a sua base de remuneração, o que pode equilibrar os ganhos de produtividade apurados na revisão.

O conjunto de mudanças aprovadas impacta diretamente uma parcela da tarifa, a chamada Parcela B, que reflete os custos relativos à atividade de distribuição, como os custos operacionais e os investimentos. Essa parcela representa de 25% a 30% da conta de energia que chega ao consumidor.

A outra parcela (Parcela A) é menos gerenciável pelas distribuidoras e se refere aos custos com compra e transmissão de energia elétrica, além dos encargos setoriais. Ainda são incluídos nas faturas dos consumidores o pagamento de taxas, impostos e tributos definidos pelos Governos Federal, Estaduais e Municipais.

Fonte: Portal da Band

Nenhum comentário:

Postar um comentário