quarta-feira, 29 de junho de 2011

UFRN adota "filtros" para o argumento de inclusão

Magda Maria Pinheiro de Melo, presidente da Comperve
O edital para o vestibular 2012 da Universidade Federal do Rio Grande do Norte, que rege a realização do certame, divulgado dia 24, traz novidades para o uso do Argumento de Inclusão. O sistema de pontuação adicional, diferenciado, que toma como referência critérios sócio-econômicos e de desempenho dos candidatos da rede pública no processo seletivo, foi motivo de polêmica no ano passado, quando cinco estudantes dos cursos de medicina, odontologia e nutrição foram eliminados por fraude no processo. De acordo com presidente da Comperve Magda Maria Pinheiro de Melo, a adoção de "filtros" foi necessária para evitar que estudantes egressos da rede pública de ensino tenham seu direito burlado. "Iremos garantir que só tenham acesso ao benefício àqueles a quem ele é destinado: o aluno de escola pública. Nossa expectativa é que não tenhamos mais fraudes como as identificadas no ano passado", afirmou. 

Entre as mudanças previstas no edital para ter acesso ao benefício, está a comprovação de ter cursado desde o 2º ano do ensino fundamental e todo o ensino médio na rede pública. No vestibular anterior, a exigência era a partir do 5º ano do ensino fundamental. Os exames supletivos para a conclusão do ensino médio ou ensino fundamental não serão mais válidos para pleitear o benefício. O candidato que deseja ter acesso ao argumento de inclusão terá que apresentar certificado de conclusão em regime de aulas regular. No entanto, o certificado de conclusão da Educação de Jovens e Adultos (EJA), que requer seis meses de aulas presenciais, continua valendo. A presidente da Comperve explica que irá ainda analisar a documentação recebida no ato de inscrição para só depois divulgar, no site do órgão, a lista dos candidatos classificados ao argumento de inclusão - à exemplo do que ocorre com a isenção da taxa de inscrição do vestibular.

Outra modificação está na ampliação da oferta de vagas da UFRN pelo Exame Nacional do Ensino Médio (Enem). Ao todo serão 380 vagas. Candidatos de onze cursos da UFRN irão usar as notas do Enem para o ingresso na universidade. As provas vão substituir a realização do tradicional Vestibular da instituição para os cursos de Engenharia de Software, Geofísica, Engenharia Florestal, Zootecnia, Engenharia Agronômica e Gestão Hospitalar - que adotam o sistema desde o ano passado - além de Engenharia de Aquicultura, Sistema de Informação, Ciência autuarias, Estatística e Química. Os três últimos, ressalta o pro-reitor de graduação Alexandre Menezes, também terão oferta de vagas por vestibular. 

Sobre a substituição do modelo tradicional de seleção pela adoção da nota do Enem via SisU, Alexandre Menezes acrescentou que o aumento de cursos com oferta de vagas nessa modalidade se dará de forma gradativa. "A adoção como parte integrante ou definitiva do processo só será realizada quando o Enem estiver consolidado, com o mesmo reconhecimento que hoje o Vestibular da UFRN tem em todo país", destacou o pro-reitor. Este ano, a UFRN oferecerá 6.209 vagas. No ano passado, 28.124 candidatos disputaram as 6.139 vagas. O edital está disponível no site: www.comperve. ufrn.br. 

Inscrições
As inscrições serão feitas através da Internet, no site da Comperve, no período de 25 de julho a 28 de agosto. O candidato deverá preencher o formulário e enviar anexa uma foto 3x4 recente para documento, em formato jpeg. Em seguida, imprimir o Guia de Recolhimento da União e pagar a taxa no valor de R$ 110, em local indicado na GRU. A maior oferta de vagas está no curso de Ciência e Tecnologia, com 1.120 divididas entre primeiro e segundo semestres, nos turnos da tarde e noite. O curso de Direito, somente no Campus em Natal, vai oferecer 200 vagas, enquanto os vestibulandos que querem ingressar na carreira médica disputarão uma das 100 vagas oferecidas para o Campus da capital potiguar.

Provas
Concurso está marcado para os dias 27, 28 e 29 de novembro. No primeiro dia, as provas serão objetivas comuns a todas as áreas (Física, Química, Matemática e Língua Estrangeira); no segundo, são as provas de redação e objetivas, também comuns (Português e Literatura Brasileira, História e Geografia); e no terceiro dia, são as questões discursivas, de acordo com a área do curso escolhida pelo candidato. 

Fonte: Tribuna do Norte às 00:00h

Nenhum comentário:

Postar um comentário