A professora do Rio Grande do Norte Amanda Gurgel virou heroína da causa da classe, por melhores salários, nas redes sociais. Um vídeo no qual ela silencia os deputados do RN em audiência pública quando fala sobre a situação crítica da educação já tem mais de 54 mil visualizações no You Tube. Desde o começo da tarde desta quarta-feira (18) o nome "Amanda Gurgel" já está na lista brasileira dos Trending Topics, no Twitter.
Em seu depoimento, Amanda Gurgel acaba fazendo um resumo preciso sobre o quadro da educação no Brasil apresentando seu contracheque de R$ 930 reais. Leia mais...
Fonte: O Globo
Perfeito, ótimo discurso.
ResponderExcluirÓtimo duscurso professora Amanda. Que bom que você deu um "cala a boca" nessa secretaria de educação que é professora e luta tanto contra os direitos dos professores.
ResponderExcluirAliás, o Brasil está cheio de políticos professores que quando chega na hora de lutar pela classe se cagam ou lutam contra, tais como, Wilma de Faria, Fátima Bezerra e Mineiro, só daqui do RN.
"A grandeza não consiste em receber honras, mas em merecê-las" (Aristóteles).
ResponderExcluirProfessora Amanda Gurgel a senhora faz jus e honra o titulo que precede o seu nome - PROFESSORA - ao assisti-la senti orgulho por compartilhar o ofício mais importante de uma sociedade, e, sobretudo de ser seu colega nesta luta diária e árdua, sua fala foi perfeita sintetizando em alguns minutos todas as angustias de nossa categoria! Parabéns Professora Amanda Gurgel tenha a certeza de que milhares de professores desta nação estão aplaudindo de pé sua perfeita oralidade e representação política sobre os problemas da educação!
Está ai uma narrativa emocionante, um pedido de socorro! Não há quem não se abale ao ler tal relato!
ResponderExcluirEu, que já estudei no Atheneu, vivenciei de perto a perspectiva do aluno da rede pública. São jovens que vão à escola e apenas isso. Vão à escola apenas porque aprenderam desde a infância a cumprir essa rotina, porém sabem que, infelizmente na prática, não há muito futuro ali.
Qual a porcentagem dos alunos da rede pública que fazem o vestibular? uma minoria, pois para eles só resta a constatação da impossibilidade de passar. São esses jovens que empacotarão nossas compras no caixa do supermercado, ou nos atenderão no balcão de uma farmácia. Olhamos para eles quando abastecemos o carro em um posto de gasolina, ou pedimos o cardápio na lanchonete. É triste já saber o futuro da maioria daqueles alunos.
Também já fui professor da rede pública e vi ali em mim, e nos meus colegas, aqueles mesmos alunos. Éramos a minoria que passou em um vestibular e cursou um curso de licenciatura ou similar. Adultos cansados e igualmente sem perspectiva mas que continuavam a frequentar seus ofícios pelo amor à docência (pois qualquer outro emprego seria menos desgastante e daria um retorno financeiro melhor).
Nunca esquecerei o conselho de um professor de matemática cujo nome não consigo lembrar, ele me dizia: “Você é novo, não fique aqui não, saia, vá estudar e fazer outra coisa”. Ouvi o seu conselho e hoje estou em outra área, mas nunca esquecerei esses momentos que pude presenciar na escola pública.
Existe um abismo colossal entre um aluno da rede pública e o da rede privada. Os poucos que conseguem passar no vestibular são heróis, guerreiros, mesmo que seu desempenho acadêmico seja inferior aos demais colegas oriundos da rede privada.
O país não se desenvolverá sem que a educação seja a principal meta! sem isso nós seremos eternamente o terceiro mundo.
Professora Amanda você é uma guerreira. que as pessoas que possuem discernimento possam ter acesso ao seu pedido de socorro. Já está na hora de nos levantarmos de nossas cadeiras, arregaçarmos a manga e começarmos a fazer algo de concreto para modificar nossa sociedade. Não podemos mais encarar o exercício do voto como um ato particular e isolado. Que possamos 24 horas por dia convencer a população a não votar nestes que ai sempre estiveram.
Professora Amanda Gurgel,
ResponderExcluirSe você, por ventura ler o meu comentário, gostaria de dizer que sou seu fã, pela sua coragem, pelo seu bravo discurso, um discurso eloquente, firme e objetivo, sintetizando belamente, mas infelizmente, a situação caótica da educação. Mostrando para todos nós brasileiros o que já era sabido, mas que fica cada vez mais evidente: o grande problema da educação remonta do fato de que ninguém detentor de algum poder político está interessado na educação. Os tecnocratas só sabem discursar e ludibriar a massa com números e estatísticas manipuladas a seu favor; os teóricos da educação desconhecem a realidade da educação porque educação é feita em sala de aula, dando aula, enfrentando todas as dificuldades rotineiras do sistema educacional (falta de infraestrutura, problemas de transporte, problemas administrativos, problemas de salário, condições sócio-econômicas desfavoráveis dos alunos). Não adianta ficar filosofando e parafraseando. Temos que colocar a mão na massa e dar total apoio (financeiro, em primeiro lugar) à educação. Sem isso, filosofia da educação, didática da educação etc. vão por água abaixo.
Parabéns, mais uma vez minha, cara colega. Pudera o Brasil ser feito de pessoas corajosas, batalhadoras, honestas, objetivas, eficazes, trabalhadoras, como você; nutrida pelo senso de justiça, de correção, moral e ética. Certamente, viveríamos um paraíso aqui. Que seu exemplo, postado agora na internet, para todos verem, seja motivo de inspiração e de mudança EFETIVA E OBJETIVA da sociedade, perpassando logicamente pela EDUCAÇÃO, pois sem ela (em todos os sentidos que ela permeia) nos tornamos apenas selvagens vestidos e, alguns, motorizados, mas ainda sim, selvagens.
Tarcísio Amaro
Aluno do curso de Química
UFRN
PARABÉNS PROFESSORA AMANDA.
ResponderExcluirE para os leitores deste blog, deixo as palavras abaixo de Humberto Salla Lima sobre este vídeo:
Srs.(as) Deputados (as) Estaduais e Secretária Estadual de Educação do Rio Grande do Norte, boa noite!
Tenho 44 anos, sou formado em Administração e, apesar de ser Capixaba, há dois meses resido em Campo Grande /MS.
Ainda há pouco, recebi um link e, ao acessá-lo, fui transferido para a página do Youtube, em que constava o depoimento de uma Professora do RN, Sra. Armanda Gurgel. Apesar de NÃO ser professor, gostaria de ressaltar meu respeito e admiração pela profissão, que, apesar de ser tão desvalorizada, é a base para todos, aliás, para QUASE TODOS OS POLÍTICOS (com exceção do Tiririca). E, ainda assim, apesar de ser uma profissão tão importante e DETERMINANTE, ao longo dos anos vem sofrendo com o descaso. Os governantes, sejam eles no âmbito municipal estadual ou federal, pouco ou nada fazem para reverter a situação.
O que a Professora disse, é a pura verdade. Estão jogando um fardo ‘de culpas’ em cima da classe. Alunos e Professores dividem uma culpa que é externa.
Saibam que, no momento do discurso inflamado da Professora, se eu estivesse no lugar de vocês, teria ‘enfiado o rabo entre as pernas e corrido”…E, quem sabe, se meu fôlego permitisse, estaria correndo até hoje! Caso queiram rever a vergonha pela qual passaram, o link é :
http://www.youtube.com/watch?v=4P2QXsvxa6Y
Aproveitem e leiam os comentários logo abaixo do vídeo. É bom fazer uma reciclagem de vez em quando (ouvir a voz do povo).
É capaz de, agora, aparecer algum parlamentar e dizer que sempre apoiou essa idéia de valorização. Se apoiou, por que não fez nada? Estava amarrado à cadeira de parlamentar?
Aparecerá também, algum parlamentar ou Secretário de Estado vingativo. Será bem capaz de querer transferir a professora para dar aulas lá no Morro do Caixote em Pé, afinal, GENTE COVARDE E FORMIGAS EXISTEM EM TODO LUGAR !
O que me causa desconforto (mas, não surpresa) é saber que a maioria de vocês foi reeleita, apesar do caos…apesar da inércia…apesar do jogo de empurra…apesar da administração de egos..APESAR DOS PESARES! APESAR DE VOCÊS!!
Que a partir desse ‘esporro’ que vocês levaram e que está repercutindo NACIONALMENTE, VOCÊS, Deputados e Administração Estadual, TOMEM VERGONHA NA CARA E AJAM…Que saiam do conforto de seus gabinetes, onde são bajulados por assessores e ‘assombrados por funcionários-fantasmas’ e PASSEM A ENXERGAR A REALIDADE DAS RUAS, seja na educação, saúde, segurança, etc.Que VOCÊS se proponham a serem os REPRESENTANTES DO POVO.
Parem de distribuir dentaduras, lajotas, cestas básicas…Tenham um pouco de dignidade e, aí sim…DISTRIBUAM DIGNIDADE.
Podem achar que sou intrometido. Sou mesmo! Sou Cidadão de um país chamado BRASIL e sei que os meus impostos Federais são, em parte, distribuídos para todos os Estados, inclusive o Rio Grande do Norte. Assim sendo, tenho TODO O DIREITO DE COBRAR. Assim como fazia quando morava no Estado do E.Santo, cobrando da Administração Municipal, Estadual e, por vezes Federal, continuo a fazer aqui no MS, onde já comecei a cutucar os políticos locais.E, quando necessário, cobro de quem agir errado, como estou fazendo agora.
Enfim, MEXAM-SE, ACORDEM, MOSTREM A CARA!
A minha esperança é que, num futuro que não seja tão longínquo, os brasileiros possam trocar o carnaval e futebol pela CONSCIENTIZAÇÃO e CIDADANIA. Assim (somente ASSIM), deixaremos de ser um país de POLITICAGEM e poderemos varrer da administração pública, tantas moscas que atualmente rodeiam o bolo.
Ao aguardo de providências, para que arrumem a bagunça que vocês mesmos fizeram no Rio Grande do Norte.
Estou muito satisfeita com esses comentarios e desabafo, dessa guerreira e corajosa, que essas palavras dessa guerreira possa ser de todos brasileiros indiguinados com o descaso com o trabalhador que sai de sua casa pra trabalhar em qualquer setor com um salario defasado mesmo asim eles sai demadrugada ou voltam demadrugada arriscando a sua vida. Pra que esses parlamentar ou presidentes la fora sejam abraçadd como guerreiros, más os guerreiros são como essa professora que estar ai lutando pra que com o pouco que ganha possa ajudar milhares de brasileirinhos chegar a ser homens de bens,faço a mesma perguta da professora vocês viviam com 545 reas.
ResponderExcluirParabéns pelo seu discurso,você falou o que os professores de todo o Brasil está passando.
ResponderExcluir