terça-feira, 24 de maio de 2011

Ângela Paiva toma posse no MEC como reitora da UFRN

Exatamente às 15h10 desta terça-feira (24/05), a professora Ângela Paiva Cruz assinou o termo de posse como reitora da UFRN, em solenidade no salão dos Grandes Atos do Ministério da Educação, em Brasília. (DF), com a presença do ministro Fernando Haddad, do secretário de Educação Superior do MEC, Luiz Cláudio Costa e da professora Fátima Xímenes, vice-reitora eleita.

“Sei bem do peso da responsabilidade que me foi atribuída”, lembrou a professora Ângela Paiva, nos seus primeiros instantes oficialmente como reitora da UFRN, dimensionando o tamanho deste desafio na condição de ser a primeira mulher a chegar à Reitoria da UFRN em seus 52 anos de existência e por suceder ao professor Ivonildo Rego, “condutor decidido e decisivo das inúmeras ações que levaram a nossa universidade a dar, nos últimos anos, um salto de qualidade sem precedentes”, lembrou.


“Assumo o cargo de Reitora com o compromisso de realizar um trabalho coletivo para consolidar e construir, inovar e reformar, ampliar e democratizar, regionalizar e internacionalizar a UFRN”, disse Ângela Paiva, acrescentando: “tudo farei no sentido de viabilizar novas conquistas para a nossa universidade”.

Citando trecho de um poema de Zila Mamede, a nova reitora da UFRN garantiu que “não permanecerei estática sobre a ponte”.

Ao saudar a nova reitora da UFRN, o ministro Fernando Haddad assumiu o compromisso de dedicar à UFRN o mesmo empenho e suporte prestado às gestões do professor Ivonildo Rego, a quem definiu como um “exemplo de dirigente e liderança a ser seguida, pelo seu trabalho admirável”. O ministro expressou também sua expectativa de uma próxima gestão bastante exitosa. “Tenho certeza de que a UFRN vai prosperar, vai ficar mais forte pelo tamanho em que se inicia essa gestão”.


Despedida

Em seu discurso de despedida, o professor Ivonildo Rêgo mencionou o início da transformação da UFRN, em 1995, quando assumiu o primeiro mandato como reitor, apresentando em números e em ganhos qualitativos a trajetória de crescimento da instituição. Lembrou que “administrar uma instituição como a UFRN não é tarefa que se possa resolver pelo voluntarismo da conduta individualista” e destacou o apoio de “valorosas equipes de auxiliares”, com quem buscou implantar novos procedimentos à frente da administração, para estimular a pesquisa sem descurar do ensino e da extensão.

“Dificuldades e desafios continuam a existir e, se, ao fim e ao cabo, olhamos para trás e avaliando o obtido, podemos abraçar os companheiros e sorrir agradecidos, é que trilhamos o caminho certo”, disse o agora ex-reitor.

Orgulho

Integrante da mesa de cerimônia, o ministro Garibaldi Alves, da Previdência, manifestou “seu imenso orgulho” de pertencer a um Estado cuja universidade é uma referência na educação superior do país e garantiu empenhar-se para que a gestão das professoras Ângela e Fátima tenha a magnitude do trabalho realizado pelo professor Ivonildo Rêgo.

Presenças

Entre as autoridades e personalidades, compareceram à solenidade, a deputada federal Fátima Bezerra, o deputado federal Rogério Marinho, a secretária de Educação do RN, Betânia Ramalho, o reitor do IFRN, Belchior de Oliveira, a presidente do INEP, Malvina Muttman, o reitor da UFPI, Luiz Júnior, representantes da ANDIFES, professores da UFRN e familiares.
 
Fonte: Portal UFRN

Nenhum comentário:

Postar um comentário