domingo, 31 de maio de 2015

Santo Antônio notifica 40 casos suspeitos de dengue este ano; coordenador de endemias descarta risco de epidemia de dengue

Santo Antônio notificou 40 casos suspeitos de dengue de janeiro até o último dia 16, conforme boletim divulgado pelo Coordenador de Endemias do município, Genilson Pinheiro, em conversa com o Blog Os Amigos da Onça, neste domingo (31). Deste número, foram confirmados 17 casos da doença e 23 descartados no ano de 2015. Os dados se referem à 19ª semana epidemiológica do Programa Estadual de Controle da Dengue. 

Outro dado divulgado pela coordenação de endemias mostra que o município também apresentou uma redução no índice de infestação predial de 10,0% para 4,0%. Em relação aos vírus da febre chikunguya e zika também transmitidos pelo mosquito Aedes Aegypti, nenhum caso foi notificado até o momento no município. 

Genilson Pinheiro afirmou que o setor de endemias do município vem seguindo à risca todas as recomendações do Ministério da Saúde, uma vez que está sendo realizado o trabalho das três endemias prioritárias: dengue, doença de chagas e o calazar. Para o serviço de controle da dengue no município, a equipe hoje conta com dez agentes distribuídos em dez micro áreas tanto na zona urbana quanto na zona rural, ficando cada agente responsável por uma área de entorno de 600 a 700 imóveis. Segundo Genilson, os agentes têm um papel multiplicador aliado à conscientização da população para a prevenção e combate à dengue, tendo em vista que realizam as visitas domiciliares onde chegam nas residências para fazer o trabalho de identificação dos focos, o tratamento focal, a eliminação dos criadouros e a parte educativa, sendo este último o ponto mais importante em que os moradores recebem as informações necessárias para colocar em prática as ações recomendadas até uma próxima visita do agente. 

"A situação do município de Santo Antônio, até o presente momento, está tranquila sem risco de uma epidemia. Para isso a gente deve continuar intensificando as ações e pedindo a colaboração da população porque só a presença do agente de endemias não resolve o problema, tem quem ter interação entre todos os segmentos da sociedade e a população em si se conscientizar dos seus deveres enquanto morador de cuidar de seus depósitos e imóveis e orientar seus vizinhos, fazer uma parceria com seus vizinhos e com seus amigos a respeito do problema", frisou o coordenador Genilson Pinheiro.

Em relação à questão do carro fumacê solicitado por vereador na Câmara e utilizado em outros municípios como forma de intensificar as ações de combate à dengue, o coordenador de endemias disse que os carros fumacês não são uma medida preventiva. "Eles só são utilizados quando as ações de rotina perdem o controle e assim é solicitado ao estado a intervenção do carro fumacê. Para que isso aconteça existe uma norma técnica 01/2013 que tem uns critérios e o município de Santo Antônio não se encaixa dentro desses critérios por não ter epidemia de dengue. As pessoas, às vezes, têm uma imagem errada do carro fumacê que é usado apenas como uma medida complementar para matar o mosquito voando, ele não destrói os focos nem acaba com as lavas. O trabalho que dá resultado é o trabalho de casa a casa e a conscientização da população, a sociedade organizada e unida em prol de combater a dengue".

Genilson alerta que 95% dos criadouros do mosquito transmissor da dengue encontram-se dentro dos quintais das residências e, por isso, é preciso se ter os cuidados básicos para evitar a proliferação do mosquito. Por fim, o coordenador orienta para que a população intensifique as medidas de prevenção, entre elas: não acumular lixo em locais inapropriados e manter a lixeira fechada, manter as caixas d’água e outros recipientes de armazenamento de água fechados; não deixar água acumulada sobre a laje ou calhas; colocar areia nos vasos das plantas, não deixar pneus jogados, casca de ovo, lata de sardinha, quenga de coco, não jogar esses materiais em quintais, colocar no saquinho e esperar o carro de coleta de lixo passar para que seja recolhido.

Ouça a entrevista completa do coordenador de endemias do município concedida ao Blog Os Amigos da Onça sobre a situação da dengue em Santo Antônio:

Um comentário:

  1. parabéns genilson pela entrevista nosso trabalho está sendo feito infelizmente tem pessoas que leva para o lado politico e não enxerga o nosso trabalho

    ResponderExcluir