sexta-feira, 8 de maio de 2015

Dia D para imunização contra gripe acontece neste sábado em Santo Antônio

Acontece neste sábado (09) o Dia D da campanha de vacinação contra a gripe em Santo Antônio. A vacina estará disponível no CAIC, PSF I e Centro de Saúde e vai atender aos grupos considerados prioritários formado por crianças de seis meses a cinco anos incompletos; pessoas com 60 anos ou mais; trabalhadores da saúde; povos indígenas; gestantes; puérperas (mulheres até 45 dias após o parto); população privada de liberdade; e funcionários do sistema prisional. A ação é coordenada pela equipe da Secretaria Municipal de Saúde e faz parte da Campanha Nacional Contra a Gripe. 

Para a mobilização de amanhã, estarão sendo disponibilizadas 858 doses, tendo em vista o número insuficiente de vacinas destinadas para o município. No entanto, a secretária municipal de saúde, Josefa Avelino de Oliveira, informou que a partir da próxima segunda-feira deverá está chegando novas doses para intensificar a imunização contra a doença. 

Todas as pessoas que fazem parte do grupo prioritário devem se dirigir aos postos de vacinação com o cartão de vacinação. As pessoas com doenças crônicas devem apresentar também prescrição médica especificando o motivo da indicação da vacina. Os locais de vacinação estarão abertos das 08h às 13h.

MEDIDAS DE PREVENÇÃO - A transmissão dos vírus influenza ocorre pelo contato com secreções das vias respiratórias que são eliminadas pela pessoa contaminada ao falar, tossir ou espirrar. Também acontece por meio das mãos e objetos contaminados, quando entram em contato com mucosas (boca, olhos, nariz). À população em geral, o Ministério da Saúde orienta a adoção de cuidados simples como medida de prevenção, tais como: lavar as mãos várias vezes ao dia; cobrir o nariz e a boca ao tossir e espirrar; evitar tocar o rosto e não compartilhar objetos de uso pessoal.

Nenhum comentário:

Postar um comentário