quinta-feira, 9 de abril de 2015

Vereador apresenta projeto que propõe campanha antidrogas nas escolas da rede municipal de Santo Antônio

O Vereador Nélio de Cornélio (PSD) apresentou na sessão ordinária da última quarta-feira (08), da Câmara Municipal de Santo Antônio, um Projeto de Lei que dispõe sobre a publicação de mensagens antidroga em materiais escolares fornecidos pela rede pública municipal de ensino. O projeto tem como finalidade tornar obrigatório o desenvolvimento de um programa de orientação visando instituir meios que permitam a inclusão de materiais escolares, abrangendo todas as escolas públicas municipais, no intuito de intensificar e fortalecer as campanhas de combate ao uso de drogas entre jovens e adolescentes.

O projeto propõe que o município, através da Secretaria Municipal de Educação, disponibilize em seu material utilizado durante o ano letivo e em suas atividades a utilização de mensagens antidroga nesses materiais. Em caso de sancionada pelo Poder Executivo, a Lei deverá ser regulamentada em um prazo de 120 dias.

Em sua justificativa, o autor da propositura vereador Nélio ressaltou que a prática preventiva dentro da escola deve envolver toda comunidade escolar. Nélio disse que a ideia é expor imagens de advertência nas carteiras de cigarros, fotos e mensagens no material escolar, apostilas e atividades desenvolvidas nas escolas do município, cujo objetivo principal é chamar a atenção para o efeito devastador que os as drogas têm sobre a vida das pessoas e de quem opta por seguir esse caminho.

Nélio alertou para o fato de um número enorme de adolescentes continuar dizendo sim as drogas. "Pesquisa recente mostrou que um em cada quatro estudantes do ensino fundamental e médio da rede pública brasileira já experimentou algum tipo de droga, além do cigarro e das bebidas alcoólicas", destacou o parlamentar.

"Muitos adolescentes consomem além de drogas lícitas, bebidas alcoólicas e cigarros brancos. Quanto mais cedo se experimenta uma droga, maiores são os riscos de se tornar um viciado. Que futuro iremos esperar para os nossos jovens", afirmou.

O projeto foi encaminhado para a análise das comissões permanentes da Casa e, em seguida, deverá entrar em pauta no plenário para votação.  

Nenhum comentário:

Postar um comentário