sexta-feira, 24 de abril de 2015

Em rede social, Secretária de Saúde de Santo Antônio relata dificuldades para contratar médicos e falta de recursos

Por meio de uma postagem em sua conta do Facebook, a Secretária Municipal de Saúde de Santo Antônio, Josefa Avelino de Oliveira (Nova), relatou as dificuldades enfrentadas para garantir o funcionamento de todas as unidades de saúde do município e dos programas federais por falta de recursos. Em suas palavras na rede social, a titular da pasta reconheceu a falta de médicos em duas unidades de saúde da zona rural e falou da dificuldade de contratar esses profissionais para trabalhar durante quatro dias por semana recebendo um salário de R$ 7000 mil. 

A Secretária frisou que o Município para fechar a folha de pagamento precisa desembolsar uma contrapartida no valor de R$ 40.837,00 por mês. Segundo Josefa Avelino, os recursos repassados pelo Ministério da Saúde são insuficientes para pagar todos os gastos com os profissionais e manutenção dos programas como Equipe Saúde da Família (ESF), Equipe Saúde Bucal (ESB), Núcleo de Apoio a Estratégia Saúde da Família (NASF) e Farmácia Básica. Isso sem falar nas despesas com insumos, motoristas, ASGs e as instalações onde as equipes atuam. 

Além disso, ela trouxe ainda valores dos recursos repassados pelo Governo Federal ao Município que são destinados a cada equipe da Secretaria Municipal de Saúde e pagos aos profissionais. 

Confira a postagem, na integra, da Secretária de Saúde do Município:

"Boa tarde!! Muito fácil apontar, criticar, difícil é a capacidade de vcs mostrarem soluções... Pois bem, estamos sim sem médico em dois psf da zona rural. È culpa minha? do gestor? Não!!! todos os municípios sofrem com a falta de médico, mas se vcs acham fácil e conhecem médicos que estejam dispostos a vir e trabalhar no minimo quatro dias ótimo mim passem o contato que imediatamente contratamos caso ele queira.

E quanto ao Barro Preto: A Dra. thamara trabalhou sim em barro preto, passou em uma prova de residência e foi embora, mas o psf não ficou descoberto pois no mês seguinte já tínhamos uma profissional médica com o nome de Dra Alana.



Quanto a carga horária dos médicos não posso nem ninguém pode obriga-los a permanecer no município por 40 horas, enquanto eu tento manter pelo menos quatro dias vem um município vizinho e diz: Eu pago o mesmo valor e vc só trabalha três..



consultando o site do fundo nacional de saúde todos poderão constatar que falo a verdade!!! O governo federal disponibiliza para 10 equipes da estratégia saúde da família 100,255,00 isso dividido por dez é igual a 10.025,50, onde só o médico recebe 7.000.00 ainda preciso pagar o enfermeiro, o técnico de enfermagem, o ASG, e o motorista da equipe, sem falar nos insumos, instalações.


Para equipe de Saúde Bucal o Ministério repassa: 33.345,00 isso dividido por 10 equipes é igual a 3.345,00 Só o dentista paga-se 3.000,00 então só mim resta 345,00 para o restante das despesas como: O técnico de saúde bucal e todos os insumos necessários para que funcione um gabinete odontológico.

Só com a folha dos profissionais o Município entra com uma contra partida de 40.837,00 mês.

Quanto ao NASF ( Núcleo de Apoio a Estratégia saúde da Família) Em momento nenhum estes profissionais foram dispensados e só corrigindo a calúnia este PROGRAMA NÃO RECEBE 25,000,00 E SIM 20.000,00.

QUANTO A FARMÁCIA BÁSICA: o governo federal ele repassa 9.510,00 
mês. 

Então gente procurem se informarem e entenderem o que acontece antes de sair por aí caluniando. e mentindo."

Nenhum comentário:

Postar um comentário