quarta-feira, 18 de março de 2015

Detentos da cadeia pública de Nova Cruz fazem rebelião e segurança na unidade é reforçada


Caos no sistema prisional do Rio Grande do Norte também chegou à Cadeia Pública de Nova Cruz. Por volta de 16h desta terça-feira, presos fizeram uma rebelião no presídio. Os detentos quebraram algumas grades. A movimentação dentro e fora do presídio foi intensa. Policiais militares do 8º Batalhão foram enviados para isolar a área e evitar fugas. Presos tentaram arrombar as celas forçando as dobradiças. Um cerco foi feito na cadeia, mas não havia ordem para uma intervenção da PM. Um policial foi atingido por uma pedra arremessada de dentro do presídio, mas o ferimento foi superficial.

A rebelião está contida, mas, segundo a Secretaria de Segurança Pública e Defesa Social (Sesed), a situação no presídio ainda não foi normalizada. O governo estuda maneiras de reformar as cadeias e remanejamento de presos. 

O BPChoque já se deslocou de Natal para Nova Cruz para ajudar no controle da situação e na segurança do presídio. 
  
A onda de rebeliões que acontece no sistema penitenciário potiguar começou na última quarta-feira (11) e já atingiu 14 das 33 unidades prisionais do estado.  Somente hoje, já foram registrados motins em cinco unidades prisionais do estado, como em Caicó, São Paulo do Potengi e Mossoró.

A Polícia Militar alerta a população a tomar cuidado com boatos circulados através de grupos do Whatsapp e outras redes sociais. Ao contrário do que espalham os boatos, não houve nenhuma fuga de presos na unidade prisional. Também circulam boatos sobre a presença da Força Nacional na cadeia, mas apenas o BPChoque se encontra na cidade junto com o GTO e Rádio Patrulha fazendo a segurança.

Nenhum comentário:

Postar um comentário