domingo, 29 de março de 2015

Ato comemorativo aos 34 anos do PT de Santo Antônio ratifica 'racha' entre os dois líderes do partido no município

O ato comemorativo aos 34 anos de fundação do PT de Santo Antônio ocorrido ontem ratificou o racha entre os dois líderes do partido no município, conforme este Blog adiantou em uma matéria publicada poucas horas antes do evento. 
A vereadora Goreth Orrico sequer colocou os pés no evento e levou falta no encontro de petistas que contou com a presença de um grande número de militantes e representantes do Diretório Estadual do PT, como o Deputado Fernando Mineiro e o Secretário de Organização Rildo Santos, o que deixa bem claro que a relação dela com o atual presidente do diretório municipal, o vereador Dário, não é dos melhores, aliás, os dois não comungam das mesmas ideias já faz algum tempo. 
Dário e Goreth têm provocado desde a última eleição municipal uma divisão dentro do partido pelo fato de cada um defender uma posição diferente. Tudo começou quando Dário optou em apoiar a candidatura do hoje prefeito Lula Ribeiro no pleito de 2012, enquanto Goreth defendeu o nome do ex-prefeito Aldo Henrique como candidato a prefeito. 

E as divergências não pararam por aí. Na eleição do ano passado, Goreth concorreu ao cargo de deputado estadual, quando alguns achavam que ela receberia o apoio do atual comandante do partido no município em seu reduto eleitoral, viram Dário defender o projeto de reeleição do deputado Fernando Mineiro em detrimento ao apoio a companheira de diretório frustrando os aliados da petista. Teria sido a resposta dada por Dário a Goreth?.
Posteriormente, os dois até tiveram uma breve aproximação e estiveram juntos na mesma bancada na Câmara, mas isso durou pouco tempo. Isso porque em dez meses do atual mandato, Goreth enquanto presidente do partido na época decidiu romper com a gestão do prefeito Lula Ribeiro causando um clima de insatisfação entre os aliados de Dário que sempre apoiaram o projeto do atual gestor. Consequentemente, Goreth passou a integrar a bancada de oposição ao governo municipal na Câmara de Vereadores. Por outro lado, Dário permanece apoiando o prefeito Lula Ribeiro. 
O futuro político promete mais acirramento e disputas internas em torno das decisões e rumos do partido. A principal delas: com quem o PT vai se coligar no pleito do próximo ano será um ponto de interrogação que deve trazer uma divisão ainda maior dentro da legenda. Pois sabemos que os petistas comandados pelo vereador Dário defendem e acompanham o projeto político do prefeito Lula Ribeiro, enquanto os correligionários da vereadora Goreth fazem oposição ao governo municipal. 
A divisão interna do PT de Santo Antônio provocada pelos seus dois líderes promete ainda dar ainda muito pano pra manga.

Nenhum comentário:

Postar um comentário