quarta-feira, 6 de agosto de 2014

Polêmica eleição da mesa diretora da Câmara motiva várias ações judiciais contra presidente

A novela da eleição da mesa diretora da Câmara Municipal de Santo Antônio continua rendendo novos capítulos e parece está longe de um desfecho. O assunto tem provocado fortes discussões entre os parlamentares e motivado várias ações judiciais contra o presidente da Casa. Isso tudo porque os vereadores de oposição pedem a leitura da Ata da eleição ocorrida no dia 27 de junho, quando a chapa oposicionista saiu vitoriosa no pleito. Apesar do juiz da Comarca local ter deferido parcialmente a ação anulatória movida pela oposição, que solicitou o reconhecimento da legalidade do processo eleitoral, a presidência da Câmara nega colocar em pauta a matéria alegando o fato da eleição está tramitando na justiça. 

Em função disso, a bancada de oposição denunciou o presidente da Casa, Gesiel Francisco (Nego de Mário), por descumprimento do Regimento Interno e teve um processo de investigação aberto para apurar as supostas irregularidades cometidas na sua gestão. Por conseguinte, a Câmara já instalou uma Comissão Especial para acompanhar os trabalhos da Comissão de Ética no processo. Com a pressão, o presidente Nego de Mário pediu afastamento do cargo pelo período de 30 dias sob a justificativa de resolver assuntos particulares. 

E o seu substituto, o vereador Paitoco como vice-presidente da Casa, assumiu a presidência há duas semanas e em tão pouco tempo já é alvo de várias acusações da oposição por abuso de autoridade e descumprimento do Regimento. Inconformado com a posição tomada pelo presidente em exercício, o vereador de oposição Audy Acciole (PP) convocou uma reunião da Comissão de Ética pedindo o afastamento do atual chefe do legislativo municipal por está infringindo as normas da Casa. Vale lembrar que a bancada de oposição tem a maioria de vereadores tanto na referida Comissão como também no Plenário, sendo assim, tudo indica que ele poderá perder o mandato de vereador.

Nenhum comentário:

Postar um comentário