quinta-feira, 17 de julho de 2014

Primeira sessão da Câmara de Santo Antônio pós eleição da mesa diretora quase termina em pancadaria

Conforme o blog já havia adiantado, a sessão desta quarta-feira (16) na Câmara Municipal de Santo Antônio prometia ser quente e a previsão se confirmou. O Plenário se transformou em um palco de troca de acusações, insultos e bate-boca entre os parlamentares das bancadas de situação e oposição, enquanto as matérias e os assuntos de interesse da população vêm ficando de lado há muito tempo. Tudo isso em consequência da polêmica eleição da mesa diretora para o biênio 2015-2016 ocorrida no último dia 27 de junho que resultou na vitória da chapa de oposição.

Desta vez, a confusão começou quando a vereadora Goreth Orrico (PT) solicitou ao presidente da Casa, o vereador Gesiel Francisco (Nego de Mário), a inclusão da leitura da Ata da eleição da mesa diretora na pauta da sessão e teve o pedido negado. O fato gerou um desentendimento de ambas as partes e por causa disso o presidente resolveu suspender a sessão por 10 minutos e pouco tempo depois encerrou os trabalhos, deixando os vereadores oposicionistas ainda mais revoltados. 

Inconformada com a situação, a vereadora Priscila Lariss (PRB) classificou a atitude do presidente como autoritária e desrespeitosa, segundo ela, infringindo o Regimento Interno. A parlamentar ainda foi mais além e disse já ter dado entrada com um pedido de instalação de uma Comissão Especial de Inquérito para investigar e apurar supostas irregularidades envolvendo a gestão do atual presidente da Câmara.

As divergências ganharam mais força a partir de uma decisão do presidente da Casa de cancelar a eleição por meio de uma portaria e logo em seguida por conta da publicação de um edital marcando um novo processo eleitoral para o final de dezembro, motivos estes suficientes para alterar os ânimos dos vereadores das duas bancadas. Para a oposição, a eleição foi legítima por estar em consonância com os trâmites legais e de acordo com o Regimento Interno, sendo acompanhada e aprovada pela Assessoria Jurídica da Câmara. Já para a bancada do governo, um problema no equipamento de som teria sido o motivo do cancelamento da eleição e depois de mais quatro sessões ordinárias.

Voltando à sessão. O embate por parte dos vereadores quase terminou em pancadaria no Plenário quando o ex-presidente da Câmara Joca de Ozir, esposo da vereadora Priscila, se desentendeu com o esposo da vereadora Menta, Neguinho do Alumínio. Os dois trocaram ofensas e só não se atracaram porque foram seguros por algumas pessoas presentes nas dependências da Câmara.

Um comentário:

  1. é incrivél como tudo nessa cidade termina em ZONA também uma cidade que elege PAI TOCO,NEGO DE MARO,MENTA,JUNIOR NOGUEIRA,PRISCILA,espera-se o que?

    ResponderExcluir