segunda-feira, 12 de maio de 2014

Município de Passa e Fica celebra 52 anos de Emancipação Política com festa nesta segunda


O município de Passa e Fica celebra nesta segunda-feira, 12 de maio, os seus 52 anos de emancipação política. As comemorações ocorrem desde sexta-feira (09) com diversas atividades culturais e artísticas, dentre elas, a tradicional cavalgada e o Festival de Cultura. 

Para comemorar esta data especial, a organização do evento preparou uma grande festa para a última noite com os shows de Forró Feitiço, Alcimar Monteiro e Forrozão Ferro na Boneca. As atrações musicais se apresentam, em praça pública, a partir das 22h, encerrando a programação festiva no município. 

O evento é uma realização da Prefeitura Municipal e tem o apoio da Assembleia Legislativa do Rio Grande do Norte. 

HISTÓRICO DE PASSA E FICA

No ano de 1929, num território desabitado, localizado à beira da estrada que liga Nova Cruz a Serra de São Bento, Daniel Laureano de Souza construiu sua casa, e assim deu início a um povoado. Foi na sua própria casa que ele montou uma pequena bodega e passou a bancar jogos, vender aguardente aos que por ali passavam. O pequeno negócio tornou-se conhecido de todos, que ao passarem pela estrada eram atraídos a entrar na bodega e não queriam mais sair.

Ao longo do tempo o pequeno empreendimento de Daniel Laureano, que começou de maneira improvisada, tomou influência pelas redondezas, dando origem a um pequeno núcleo populacional ao seu redor. Contam que um dos moradores da área, Antônio Luiz Jorge de Oliveira, conhecido como Antônio Lulu, para justificar o sucesso da bodega, dizia que aquele lugar era o passa e fica, e assim surgiu o nome Passa e Fica.

Foi através da Lei no 2.782, do dia 10 de maio de 1962, que Passa e Fica desmembrou-se de Nova Cruz, tornando-se o mais novo município potiguar. (Idema)

Nenhum comentário:

Postar um comentário