sexta-feira, 9 de maio de 2014

MP pede na Justiça convocação de concursados da Saúde no RN

O Ministério Público do Rio Grande do Norte, por meio das Promotorias de Justiça de Defesa da Saúde de Natal, ajuizou ação civil pública, com pedido de liminar, para que a Governadora do Estado Rosalba Ciarlini nomeie, convoque e dê posse aos candidatos aprovados no último concurso público realizado em 2010 e que estão no cadastro de reserva para a Secretaria Estadual da Saúde Pública (Sesap), conforme as necessidades apontadas pelo parecer da Comissão Técnica de Dimensionamento de Recursos Humanos. Também é demandado na ação o Secretário Estadual de Saúde, Luiz Roberto da Fonseca.

As nomeações feitas no último concurso não foram suficientes para cobrir o deficit de recursos humanos necessários a toda rede hospitalar do Estado, o que foi comprovado pela própria Sesap. Com isso, foram feitas contratações temporárias e complementação de escalas através de cooperativas médicas para garantir o funcionamento dos serviços de saúde, mecanismos que deveriam ser transitórios e excepcionais, caracterizando-se como terceirização irregular de atividade-fim e precarização do trabalho.
 

De acordo com a ação, o atual quadro de servidores em exercício na Secretaria de Estado da Saúde Pública encontra-se muito aquém das necessidades existentes, chegando a menos de 50% para algumas categorias. Portanto, a nomeação dos profissionais de saúde para recompor as escalas de trabalho é imprescindível e urgente.

O Ministério Público Estadual, através de seus representantes, requer em Juízo (ação n° 0804151-53.2014.8.20.0001, distribuída para a 4ª Vara da Fazenda Pública) que se determine ao Estado a nomeação, convocação e posse dos candidatos aprovados, obedecendo a ordem de classificação conforme as necessidades apontadas pela própria Sesed, sendo um total de 737 profissionais a serem nomeados, desde clínico geral, pneumologista, urologista a enfermeiro e técnico em radiologia, conforme tabela abaixo:


Nenhum comentário:

Postar um comentário