quarta-feira, 7 de maio de 2014

Manifestação no TRE cobra conclusão de julgamento que pode cassar prefeito de Passagem

Com mais de 160 mil eleitores, é claro que as irregularidades eleitorais denunciadas em Mossoró, na eleição de 2012, ganharam maior destaque na mídia local (e até nacional). Porém, a chamada “Capital do Oeste” não foi a única a registrar ações sobre o uso da máquina pública na eleição e compra de voto. No município de Passagem, no Agreste do RN, também houve ações judiciais desse tipo, que até resultaram na cassação do prefeito. O problema é que o gestor, mesmo com a condenação, continua no cargo, esperando o julgamento de um recurso no Tribunal Regional Eleitoral (TRE).

Por isso, um grupo de apoiadores do candidato derrotado no pleito em Passagem, Antônio de Oliveira Fagundes, o Tota, do PMDB, realizou no TRE na tarde de ontem (6) uma manifestação cobrando celeridade no julgamento do caso, até porque confiam que, se julgado, o processo resultará na nova cassação do atual prefeito, José Pereira Sobrinho, conhecido como Dede de Babá, do DEM. E isso significaria, finalmente, o afastamento dele do cargo.
Com apenas dois mil habitantes, mas com surpreendentes quatro mil eleitores, Passagem vivenciou eleições consideravelmente acirradas em 2012. Foram apenas 79 votos de maioria para Dedé de Babá. E é porque Tota vencia até a abertura da 11ª urna, das 12 que foram contabilizadas.
A virada nos votos foi registrada, justamente, na contagem dos votos das duas últimas urnas. Isso porque, nelas, estariam registrados os eleitores que fizeram os títulos eleitorais mediante a doação de terrenos por parte da gestão passada, que apoiava, exatamente, o candidato democrata.
Diante disso, a denúncia da coligação encabeçada pelo PMDB teve parecer favorável do Ministério Público Eleitoral (MPE) e foi julgada procedente pela primeira instância. Dedé de Babá foi cassado, mas recorreu ao TRE e, lá, o julgamento até que começou, com voto favorável do relator, contudo, um pedido de vistas do juiz Verlano Medeiros suspendeu o processo. A previsão é que, na próxima quinta-feira (8), o julgamento continue.

Portal No Ar

Nenhum comentário:

Postar um comentário